9 motivos para trabalhar com Marketing Digital

Os motivos para trabalhar com marketing digital mostram o quanto esta área está em crescente expansão, e é hora de aproveitar a oportunidade para garantir visibilidade, posicionamento e o seu crescimento profissional. Afinal, ao trabalhar com a técnica de apresentar de forma adequada produtos e serviços para o público, você adquire um conhecimento que pode usar na sua carreira!

Motivos para trabalhar com Marketing Digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já pensou em seguir uma carreira inovadora? Existem muitos motivos para trabalhar com marketing digital, mas provavelmente, um ponto muito importante desse ramo é que ele conversa com praticamente todos os nichos do mercado.

Desde os segmentos mais tradicionais, como Direito e Medicina, até as áreas mais contemporâneas, como o universo dos games, têm abertura e precisam dos serviços de marketing digital.

Se o universo do marketing já era vasto, com a transformação digital, tornou-se um multiverso de possibilidades. Isso significa que trabalhar com marketing digital não é uma carreira que gera monotonia e, certamente, terá uma especialidade com que você se identifica mais, seja produção de conteúdo, seja SEO.

Neste artigo, separamos 9 vantagens muito importantes que você deve considerar ao pensar se vale a pena ou não trabalhar nessa área. Confira os pontos altos dessa jornada!


    1. Baixo custo é um dos fortes motivos para trabalhar com marketing digital

    Existem muitas profissões realmente fantásticas, porém, o investimento pode ser um grande empecilho no caminho profissional. Enquanto algumas áreas exigem dedicação e muito tempo de estudo, como é o caso da Medicina, outras precisam de ferramentas caras, como um forno de cerâmica que alcança altas temperaturas.

    Sua carreira de marketing digital pode ser impulsionada a partir de cursos de qualidade, como os oferecidos pela Rock University. A principal ferramenta de trabalho será acesso à internet e um celular ou computador.

    Também existem muitos cursos de ensino superior para quem deseja trabalhar com marketing digital, mas eles não são uma exigência para você atuar. Se você pretende entrar para essa área, pode começar aos poucos, escolhendo uma especialidade com a qual tem maior afinidade, e conhecer esse vasto universo aos poucos.

    2. Retorno mensurável ajuda no planejamento e escala do trabalho

    O marketing não apenas ajuda você a planejar seus ganhos, como também, a provar para seu cliente o real impacto das suas ações. Isso é muito importante para entender o que está funcionando, corrigir campanhas que estão com baixo desempenho e, até mesmo, prestar contas para a empresa que contratou seus serviços.

    Além disso, a capacidade de monitoramento e mensuração de resultados no marketing digital é um recurso valioso para quem deseja otimizar os ganhos. Se você pode provar de maneira concreta qual é o impacto das suas ações, isso significa que também consegue maior abertura para escalar seu trabalho e receber proporcionalmente à ampliação desse serviço.

    Por exemplo, se uma campanha de inbound marketing apresenta um crescimento de mais de 6.830%, como foi o caso da Kakau Seguros, certamente, a conversa para ampliação do contrato será mais fácil e as chances de conversão bem maiores.

    3. Liberdade de tempo contribui para o aumento da sua produtividade

    Apesar de uma boa noite de sono ser um recurso fundamental para quem deseja ter uma boa produtividade, uma coisa é certa: existem pessoas que rendem melhor no início da manhã, enquanto outras são mais eficientes no fim do dia.

    Isso tem a ver com a natureza de cada pessoa, e se você consegue manter uma rotina saudável, o ideal é descobrir como você funciona melhor, ou seja, como aumentar sua produtividade. Em um trabalho convencional, talvez isso nunca aconteça, pois você tem um horário fixo para o cumprimento da sua jornada de trabalho.

    No caso do marketing digital, é possível se conhecer melhor e usar esse conhecimento a seu favor. Além disso, essa flexibilidade de tempo permite a programação de viagens ou a reserva na sua agenda para outras atividades que não são profissionais, como uma consulta médica ou a ida à academia.

    4. Alta demanda permite trabalhar com marketing digital em tempos de crise

    Por causa dos resultados que o marketing digital tem apresentado, vivemos um período de alta demanda na área. Esse momento é extremamente positivo, pois mesmo em situações de crise, a tendência é que os serviços de marketing digital ainda sejam requisitados pelos clientes.

    Inclusive, durante a pandemia de Covid-19, empresas que antes apostavam apenas nas mídias offline viram a importância de ter presença digital. Essa característica da alta demanda de trabalho no universo do marketing digital também traz outro ponto positivo, que é a facilidade de entrar nesse mercado de trabalho.

    Seja como freelancer, seja trabalhando para uma agência, certamente, você encontrará mais oportunidades de entrar para a área do que em profissões mais consolidadas e com baixa demanda.

    5. Mudança no atendimento ao cliente facilita entrar na área

    Outra novidade que a tecnologia permitiu foram os atendimentos à distância. Mesmo que o calor de um aperto de mão e o contato visual sejam fundamentais para a criação de um relacionamento de qualidade, esse processo não é mais necessário para o fechamento de jobs e, até mesmo, contratos para prestações de serviço.

    Dessa forma, para trabalhar com marketing digital, você pode usar as mais variadas estratégias de comunicação, como chat, email e telefone.

    Assim, é possível trabalhar remotamente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, mas sem a limitação geográfica que antes determinava o alcance do seu trabalho.

    6. Todos os nichos de mercado estão usando marketing digital

    Você tem formação superior em equinocultura e pensa em como sua profissão pode ter relação com o marketing digital? Acontece que donos de haras, instrutores de equitação, cavalariços e até ferradores estão vendo a oportunidade de ampliar e estabelecer suas empresas usando essa estratégia.

    Assim, ninguém melhor que um especialista na área e que conhece os recursos online para ajudar seus negócios a se destacar em ambientes digitais. Existem muitas áreas de marketing digital, e você não precisa conhecer todas de uma vez. Apenas entenda que suas habilidades podem facilitar o trabalho em alguma delas.

    Por exemplo, quem é bom com:

    • cálculos e estatísticas — deve pelo menos conhecer um pouco mais das estratégias de publicidade, como o Google Ads, anúncios pagos precisam de um monitoramento constante para entender se o investimento está gerando lucro e como melhorar essa margem de lucro;
    • escrita — precisa conferir a área da produção de conteúdo, desde artigos como este aqui até a elaboração de roteiros para vídeos ou conteúdos para as redes sociais;
    • estética visual — a área de design pode surpreender você. Alguns criativos precisam de um conhecimento avançado sobre as ferramentas de edição, mas a simples curadoria de imagens pode ser a porta de entrada para esse trabalho.

    7. Independência geográfica permite viajar o mundo trabalhando

    Independência geográfica permite viajar o mundo trabalhando

    Se você pensar nos diferentes aspectos do trabalho com marketing digital, talvez o mais polêmico seja a independência geográfica. Esse conceito pode criar uma rápida interpretação de que qualquer pessoa que esteja na área de marketing digital viaja o mundo inteiro fazendo o que ama, mas não é bem assim.

    Entretanto, é muito mais fácil para um freelancer da área programar viagens e fazê-las enquanto trabalha do que uma pessoa que está no regime de carteira assinada. Essa independência geográfica não permite apenas que você tenha a experiência de pegar uma praia paradisíaca, mas também, que acompanhe uma pessoa que precisa do seu apoio.

    As tarefas que a maternidade e a paternidade demandam, por exemplo, nem sempre são compatíveis com o formato de trabalho com jornadas de 40 a 44 horas semanais fora de casa. O trabalho com marketing digital pode viabilizar o conciliamento de horários.

    8. Não precisar de um chefe é uma realidade

    Trabalhar sem ter um chefe pode ser um grande sonho a se realizar com o marketing digital. Esse é o caso dos profissionais que optam por abrir o próprio negócio — e ter seu time de colaboradores — ou aqueles que seguem o caminho como freelancer.

    O lado bom da moeda é que você tem maior controle sobre suas ações, mais liberdade de investir seu tempo em outros projetos, consegue controlar melhor seus ganhos e, claro, não corre o risco de ser demitido. Porém, para garantir o sucesso do seu trabalho, é preciso ter muito mais disciplina e foco.

    É preciso ter mais atenção ao seu desempenho, planejar períodos de folga e férias, levar em conta o planejamento da aposentadoria e garantir entregas de qualidade para seus clientes.

    Pode parecer algo extremamente difícil, mas na prática, uma boa gestão de tarefas já ajuda bastante a garantir a solidez do seu trabalho.

    9. Fazer o que ama é um dos motivos para trabalhar com marketing digital

    Por fim, mas um dos pontos mais importantes é que o trabalho com marketing digital pode permitir que você faça o que gosta, esteja mais perto de quem ama e gerencie seu tempo de forma a ter mais autonomia da sua vida.

    Se você gosta de trabalhar ajudando as pessoas, informar-se e se atualizar sobre assuntos de interesse, ou mesmo conseguir otimizar resultados, essa é uma área bastante convidativa.

    O marketing digital exige uma mente aberta para novidades e pronta para despertar o lado criativo, sem deixar a parte analítica de lado.

    Gostou de conhecer os motivos para trabalhar com marketing digital? Essa é uma área promissora, que ganha cada vez mais espaço no mercado. Para as empresas, esse serviço tem apresentado resultados muito positivos.

    A carreira de freelancer tem crescido bastante, pois nem sempre os negócios têm um núcleo de marketing interno, contando com o trabalho de agências, consultorias e mentorias.

    Para conhecer mais sobre essa realidade, confira nosso artigo sobre o que é mentoria em marketing digital e veja como uma empresa pode se beneficiar desse recurso.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.