TikTok está mudando a forma como marcas desenvolvem e lançam produtos

tiktok mudando marcas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Google, Instagram e os blogs já foram os lugares mais procurados para descobrir tendências e ajudar a alavancar marcas. Agora, o TikTok tem se tornado o fator impulsionador por trás de tendências e o lugar de referência para empresas que precisam monitorar as novidades do seu setor.

Com mais de 50 milhões de usuários ativos, o TikTok se tornou um gigante no mundo das mídias sociais e está mudando a forma como as empresas desenvolvem e lançam produtos, de acordo com um relatório do The Wall Street Journal. 

As indústrias estão aproveitando o hype das trends lançadas no aplicativo para conhecer melhor seu público alvo e criar produtos que engajem com esses consumidores e possam se tornar um objeto de desejo dos usuários ativos do app mais popular do momento.

Marcas influenciadas pelo TikTok

A Aeropostale, por exemplo, teve uma grande sacada que fez aumentar seus lucros no ano de 2022. Através da tendência dos “jeans soltos” e com o afastamento dos jeans skinny justos no TikTok, a marca conseguiu aumentar suas ofertas de jeans soltos, que passaram de 7% das vendas em 2020 para 40% em 2022 e teve um aumento de 15% nos lucros.

“Nós dobramos o TikTok desde então, porque vemos o quão forte é o ROI”, disse Natalie Levy, CEO do SPARC Group – a joint venture entre o Simon Property Group e o Authentic Brands Group. A Aeropostale agora trabalha com dezenas de influenciadores do TikTok, incluindo Lexi Hidalgo que tem um alcance de mais de 2 milhões de seguidores na plataforma.

A Gap também viu no TikTok uma oportunidade de crescimento do valuation da marca e conseguiu popularizar seu moletom com logotipo da Gap enviando o produto para pessoas populares da rede social. A partir disso, as vendas do produto decolou, mesmo com a resistência inicial da CMO da empresa em criar um TikTok exclusivo da marca.

Mas nem tudo são flores…

Com essa relevância do TikTok nas marcas, as empresas americanas passaram a se tornar refém dos caprichos do aplicativo, como afirma o The Wall Street Journal.

A Chipotle, por exemplo, adicionou ao seu cardápio o “Keithadilla”, um hack de menu criado pelas celebridades do TikTok Keith Lee e Alexis Frost. A Chipotle viu nesse caso uma forma de incorporar ao seu menu um prato já superpopularizado no TikTok, atraindo o público dos influenciadores às suas lojas. 

Mas você deve estar se perguntando onde está a problemática nisso, afinal, a Chipotle saiu lucrando dessa, não é mesmo?

O hack viral da quesadilla foi uma ótima estratégia de marketing orgânico para a empresa Chipotle, o problema é que com o boom de uma quesadilla -que nem existia na vida real-, os funcionários da Chipotle começaram a mostrar insatisfação nas mudanças geradas por um viral do TikTok. Um usuário do TikTok, @bmar1992, postou um vídeo mostrando uma placa que ela viu postada no registro de seu Chipotle local.

“PROTEÍNA E QUEIJO SÓ NA QUESADILLA! Nenhuma tendência do TikTok é permitida”, diz a placa mostrada no vídeo. 

Já no Starbucks, as bebidas viralizadas no TikTok se tornaram um pesadelo para os baristas que viram as receitas de bebidas difíceis de fazer, sendo espalhadas pela internet. 

Sendo assim, os restaurantes estão precisando modificar os cardápios para saciar as demandas geradas pelo TikTok e aliviar o estresse dos seus trabalhadores. 

Mas uma coisa é certa nisso tudo, o TikTok vai continuar sendo um dos aplicativos mais populares do mundo e vai continuar ditando tendências e cancelamentos de marcas. É importante que as empresas estejam cada vez mais inseridas no aplicativo para se apoderar das tendências e poder sair nas frente dos concorrentes. 

Existem marcas fazendo um ótimo marketing, seja intencional ou não, no TikTok e essa é uma excelente forma da sua empresa conquistar fãs e seguidores e aumentar o reconhecimento da marca. 

É importante sim se inserir nesse meio e analisar as trends do momento, porém, é importante traçar limites para que sua marca não seja desenhada pelo TikTok e perca um pouco da essência se tornando um fantoche do aplicativo. Moderação, sempre!

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Nós cobrimos todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.